facebook instagram
Portal Municipal de Turismo
Urupema

Urupema


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Não é qualquer lugar que pode se orgulhar de ter um rio repleto de peixes cruzando o centro da cidade. Urupema é assim - e olha que os peixes em questão são as trutas, extremamente sensíveis à poluição da água. Colocadas no rio Caronas há 15 anos, elas se reproduziram livremente e hoje podem ser vistas sem dificuldade pelos turistas. A cidade faz jus, portanto, ao título de "capital catarinense da truta". Rapidamente percebida pelos visitantes, a qualidade de vida desfrutada no município já teve importantes reconhecimentos. O programa municipal de desenvolvimento sustentável e organização comunitária foi agraciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com um diploma de honra ao mérito. Os destaques são o saneamento básico, instalado em quase 100% dos domicílios, inclusive na zona rural, e o esforço pelo uso racional de agrotóxicos. A prática de agricultura orgânica também vem crescendo na cidade. Outra peculiaridade de Urupema é ter a maior altitude média do Estado - 1.425 metros -, o que assegura grande frequência de geadas (mais de 50 ocorrências por ano, em média) e neve no inverno (cinco vezes por ano, em média). A cidade pleiteia o título de lugar mais frio do país, normalmente credenciado a São Joaquim. O cenário está se tornando ainda mais belo com o crescente cultivo de flores, como tulipas (resultado de uma parceria com uma empresa holandesa) e lírios. A atividade reforçou a economia local e passou a ser uma nova alternativa para os agricultores. Também está na cidade um dos estabelecimentos pioneiros em turismo rural na região, a Fazenda do Barreiro, com mais de 200 anos de história. E curiosidades como a cascata que congela, localizada no aprazível Morro das Torres. Por todas as atrações que oferece aos visitantes, Urupema não se contenta em ser mera coadjuvante no turismo da Serra Catarinense. Quem se convencedisso e visita a cidade não se arrepende.

Imagem ilustrativa região turística Serra Catarinense

Serra Catarinense

Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno. Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.

Saiba mais sobre a região Serra Catarinense acessando o
IDMS de Urupema
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,538
Sociocultural
0,658
Econômica
0,503
Ambiental
0,355
Político Institucional
0,636
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias turísticos, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Urupema.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis Ver mapa >
Curitiba Ver mapa >
Lages Ver mapa >
Painel Ver mapa >
São Joaquim Ver mapa >
Urubici Ver mapa >
Rio Rufino Ver mapa >